Sergio Araujo é carioca, jornalista e fotógrafo publicitário e de arte.
Professor de música formado, com pós graduação na França em música eletroacústica (composição e pedagogia musical), e fagotista e clarinetista no conjunto de câmara Camerata de Santa Teresa.
Foi produtor musical, apresentando e produzindo programas sobre música contemporânea e jazz no rádio.
Atua profissionalmente no mercado fotográfico há mais de 40 anos.
Iniciou seu trabalho de fotógrafo como free-lancer, na década de 70, fazendo a cobertura fotográfica da série de shows intitulada “Seis e Meia”, no Teatro João Caetano, projeto desenvolvido por Albino Pinheiro.
Dedicou-se à fotografia de shows e de teatro, mas logo em seguida estendeu seu trabalho para o fotojornalismo na agência ‘Fotossíntese’, da qual se tornou sócio.
Como desdobramento natural de sua atividade, ingressou no mercado publicitário, onde ganhou diversos prêmios a nível regional e nacional.
Com sua ligação nas artes plásticas foi, aos poucos, sendo requisitado para executar diversos trabalhos nesta área, onde veio a se destacar

Desde o início dos anos 80, quando fotografou as obras de Waltércio Caldas para o catálogo das exposições “0 é 1” e “Ping Ping”, vem fotografando obras de diversos artistas para edição de livros e catálogos de arte.
Entre seus ensaios fotográficos, realizados para catálogos, destacam-se: os trabalhos de Iole de Freitas (Museu Vale, Centro Cultural Hélio Oiticica, Centro Cultural Banco do Brasil, Casa França Brasil, Fundação Iberê Camargo (RS), Pinacoteca de São Paulo, Galeria Laura Marsiaj); Eduardo Frota: “Intervenções Extensivas X” (Museu Vale e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro); Nélson Félix: “Camiri” (Museu Vale e exposição na MM Galeria de Arte – Belo Horizonte - MG); Nelson Leirner: “Vestidas de Branco” (Museu Vale); José Patrício: "O Número" (Caixa Cultural – RJ); a coleção de Marcantônio Villaça; Gabriela Machado, entre outros.
Para a Casa França Brasil realizou inúmeros ensaios para os catálogos de suas exposições. Entre outros: Laura Lima, Daniel Senise, Boltanski, Afonso Tostes, Laércio Redondo, Cristina Iglesias, José Rufino, Valerie Belin.
Também realizou vários ensaios de exposições na Casa Daros.
Dos livros, destacam-se obras sobre artistas plásticos brasileiros conceituados como Sérgio Camargo, Goeldi (duas edições diferentes), Milton Dacosta, Vital Brasil, Mestre Valentim, Victor Meirelles, José Patrício.

Desde 1980, vem fazendo exposições individuais e coletivas de seus trabalhos fotográficos autorais:
FUNARTE-Rio - exposição e livro - A classe média brasileira;
Salão Nacional de Arte Fotográfica (Aracaju – Sergipe);
Reciclagem - exposição e livro - World Summit - Eco 92, Rio de Janeiro;
Fashion Mall - Rio de Janeiro;
Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - 2 vezes;
"Orquídeas - Joias da Natureza”, na Petrobrás - Rio de Janeiro; 
“Clóvis” durante a II Semana Cultural de Santa Teresa;
"Flores, in & out – um jeito still" no Instituto Arteclara - RJ ;
Fototech - comemoração dos 10 anos – São Paulo
18ª. Conferência Mundial de Orquídeas – Miami – Estados Unidos;
"Suite Autumn Leaves” - na Casa de Saber - Rio de Janeiro;
"Suite Autumn Leaves” - Espaço Tom Jobim - Jardim Botânico RJ;
"Dreamscape" - ABAF - Associação Brasileira de Arte Fotográfica - Rio de Janeiro - RJ
Responsável pela criação e manutenção dos primeiros sites de Aranda, OrquidaRio, Quinta do Lago e atualmente do site Brazilian Orchids.

Criou e edita, junto com Delfina deAraujo a revista digital Orchid News, desde 1997.

Website: http://www.sergioaraujo.com